Durante o mês passado, o Serviço Móvel de Urgência realizou 1,85 mil atendimentos, sendo que apenas 2,54% foram pediátricos
Os traumas aparecem em segundo lugar, com 22,20% em relação às ocorrências registradas durante o mês de abril (Foto/Arquivo)
O Serviço Móvel de Urgência (Samu) de Uberaba fez 1.850 atendimentos em abril de 2023. De acordo com relatório, do total de chamados, 68,16% foram de causas clínicas; 22,20% para traumas; 4,86%, causas psiquiátricas; 2,54%, pediátricas, e 2,10%, obstétricas.
Ainda de acordo com o balanço, a maior parte dos atendimentos foi para o público masculino, 52,37%; seguida do feminino, com 47,24% registros, e outros sete que não informaram o gênero.
Já com relação à classificação de risco e orientação, 46,21% dos atendimentos foram de classificação verde; 41,67% amarela; 7,62% vermelha e 2,86% não urgente.
O Samu atende os casos de urgência pelo fone 192, durante 24 horas, todos os dias da semana. O serviço tem como objetivo chegar de forma breve à vítima, após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte.
Quando chamar o Samu? Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios, intoxicação e envenenamento, queimaduras graves e na ocorrência de maus-tratos; nos trabalhos de parto, em tentativas de suicídio, crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito. Também quando houver acidentes/traumas com vítimas, afogamentos, choque elétrico, acidentes com produtos perigosos, suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns).
Deve-se chamar o Samu em casos de agressão por arma de fogo ou arma branca, soterramento, desabamento, crises convulsivas e outras situações consideradas graves.