QUEDA

Centro de Atendimento à Dengue é fechado com a queda de casos

A Secretaria de Saúde revela que o volume de notificações de dengue caiu em mais de 90% e a procura pelo centro especializado teve queda de demanda em cerca de 80%

Marconi Lima
Publicado em 30/06/2025 às 15:34Atualizado em 30/06/2025 às 23:44
Compartilhar

Queda no volume de notificações de casos de dengue em Uberaba leva a Secretaria Municipal de Saúde a desativar o Centro de Atendimento à Dengue (CeDengue), aberto exclusivamente para atendimento a pessoas com sintomas da doença na Unidade Regional do Boa Vista. A partir de agora, no caso de suspeita de dengue, as pessoas devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa.

De acordo com informações do Departamento de Vigilância Epidemiológica da SMS, houve redução no número de notificações por dengue de 94,37%, considerando o intervalo entre a semana epidemiológica 11 (09/03 a 15/03) e a semana epidemiológica 25 (15/06 a 21/06). Os índices também impactam o volume de busca por atendimento médico na unidade, que caiu quase 80%.

O Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta que Uberaba tem 21.531 casos prováveis de dengue, com 3.860 confirmados e 17 óbitos registrados e 12 sob investigação. Sobre a febre chinkungunya, há 21 suspeitos e 14 confirmados, sem óbitos. Não há casos de zika vírus.

Conforme a Secretaria de Saúde, o acolhimento às pessoas com suspeita de dengue continua sendo ofertado em todas as Unidades Básicas de Saúde, quando se tratar de sintomas leves, e nas Unidades de Pronto Atendimento, para os casos mais graves.

Em todas as unidades, são feitos os processos de acolhimento e triagem do paciente. Em seguida, ele é encaminhado para o atendimento médico, sendo hidratado, medicado e, em caso de necessidade, é realizado um hemograma.

O segundo Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 apontou para a redução na infestação do mosquito transmissor da dengue no município, no comparativo com a mostra anterior.

De acordo com dados apurados pela Diretoria de Vigilância em Saúde, o índice em Uberaba caiu para 3% de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, ante os 8,1% do primeiro LIRAa do ano.

O resultado do LIRAa assinala para médio risco de transmissão das arboviroses. A coleta dos dados ocorreu entre os dias 19 e 23 de maio, em 8.604 imóveis, por meio do trabalho de cerca de 200 agentes de endemias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por