Celebrada este ano na quarta semana de abril, a Semana Santa conta com intensa programação na cidade. As datas dedicadas à tradição católica celebram a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Em Uberaba, as 25 paróquias se preparam para o evento que começa no Domingo de Ramos, 17, e termina com a Páscoa, 24.
O Domingo de Ramos, que celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, conta com missas pela manhã, entre 8h e 10h, variando de acordo com a igreja. Nos dois dias seguintes, segunda e terça-feira santa, a programação também muda conforme a comunidade. Na Catedral, por exemplo, a segunda é marcada pela Procissão do Encontro. Neste ritual, uma procissão vai sair do colégio Minas Gerais às 19h45 com a Imagem de Senhor dos Passos, e no mesmo horário, outra parte da Paróquia da Nossa Senhora da Adoração levando uma imagem de Nossa Senhora das Dores. As duas se encontram em frente da Catedral.
Na quarta-feira encerra-se a Quaresma. A Missa da Unidade reúne na Catedral os fiéis e todos os padres da Arquidiocese a partir de 19h. Na quinta-feira ocorre a Missa do Lava-pés, durante a qual se lembra o ato de Jesus, que lavou os pés de seus doze apóstolos. Nesta ocasião, o padre escolhe doze pessoas da comunidade para repetir o gesto. A igreja São Domingos vai realizar este ato às 20h, e logo após entra em vigília até meia-noite. Na Sexta da Paixão, quase todas as paróquias fazem a adoração da cruz, às 15h, e solenidades recordam a morte de Cristo.
O sábado é reservado à Vigília Pascoal, período em que as pessoas se reúnem para aguardar a ressurreição de Cristo. As comemorações culminam no domingo com a Páscoa. A data que comemora a ressurreição é umas das mais importantes do Cristianismo. Segundo o arcebispo de Uberaba, dom Aloísio Roque Oppermann, a semana tem a finalidade de preparar o fiel para a renovação. “A semana tem o seu objetivo no dia da Páscoa. Nós queremos celebrar a vida nova de Jesus e também nosso batismo. Queremos revestir o batismo de um novo sentido”, afirma o arcebispo.