Há três dias sem energia, produtores rurais da região da Fazenda Boa Vista, em Conceição das Alagoas, reclamam da inércia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Cerca de 18 propriedades rurais teriam perdido suas produções de leite, hortaliças, além de animais e outros produtos, devido à falta de energia da região.
Ao Jornal da Manhã, um dos produtores rurais, que preferiu não se identificar, relata que desde sábado (8) as propriedades passam por perdas devido à falta de energia. “Mais de 18 propriedades rurais sem energia por causa da Cemig; é um descaso com a região e com os produtores rurais. E nós perdemos nossa produção. Perdemos tudo. Morrendo frango na granja; leite então, nem se fala, perdendo toda a produção”, pontua denunciante.
Devido aos danos financeiros e materiais causados às propriedades, um boletim de ocorrência foi feito. Também está sendo organizada pela Associação dos Produtores da Região uma audiência pública com a companhia. “Já vem de anos esse descaso. Mas em plena época da nossa safra de hortaliças, a energia mais cara do Brasil, para esse desserviço com o produtor rural”, reclama.
A Cemig nega que a falta de energia perdura por mais de três dias e informou ao JM que o local estaria sem o serviço desde segunda-feira (10) e as equipes da companhia estriam atuando no local desde o início da ocorrência. “Já reestabeleceram o fornecimento de energia para a maior parte, restando alguns clientes, que serão atendidos o mais breve possível”, pontuou a concessionária por meio de nota.
Ainda de acordo com a fornecedora de energia, a causa do desabastecimento está em apuração.