PLANEJAMENTO

Cemig se prepara para evitar apagões em Uberaba no período de chuvas

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 15/10/2023 às 14:30Atualizado em 15/10/2023 às 17:48
Compartilhar

Um dos pilares desse planejamento da Cemig é a realização de manutenções preventivas e corretivas em sua infraestrutura elétrica (Foto/Divulgação)

O período chuvoso em Uberaba, como em muitas outras regiões do Brasil, é frequentemente marcado por tempestades, o que pode aumentar a incidência de interrupções no fornecimento de energia elétrica. No entanto, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) afirma se preparar para evitar apagões e garantir que os uberabenses recebam eletricidade de forma confiável, mesmo nas condições climáticas mais desafiadoras. 

Hudson Ferreira, gerente de relacionamento da Cemig, em entrevista ao Pingo do J, da Rádio JM, esclareceu sobre o planejamento e ações da empresa para garantir o fornecimento de energia elétrica durante o período chuvoso. 

Um dos pilares desse planejamento da Cemig é a realização de manutenções preventivas e corretivas em sua infraestrutura elétrica. A empresa intensifica essas ações nos meses de abril, maio, junho e julho, antecipando-se ao período chuvoso. São executadas podas de árvores, reformas de redes e outras intervenções necessárias para fortalecer o sistema elétrico e minimizar os riscos de interrupções. 

"E, no período de chuvas, mobilizamos as nossas equipes para fazer o restabelecimento. Hoje na região, temos 16 equipes trabalhando direto no restabelecimento. E quando ocorrem tempestades, conseguimos dobrar a mão de obra, pegando equipes próprias da Cemig e mobilizando tudo. O resultado que vamos perceber das manutenções e podas reflete agora. Todo ano a Cemig faz essa avaliação, e há todo um planejamento para o período de chuvas", revelou. 

De acordo com as diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Cemig tem um prazo de 2 horas e 40 minutos para restabelecer o fornecimento de energia elétrica a partir do momento da reclamação por parte do cliente. 

No entanto, como Hudson Ferreira enfatizou, existem situações em que o tempo de restabelecimento pode ser estendido. "Em alguns casos, quando a equipe da Cemig chega ao local da ocorrência, pode encontrar um transformador queimado. Nesse momento, acionamos equipes de caminhões para efetuar a substituição, o que pode aumentar o período de restabelecimento", disse.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por