INTEGRIDADE SANITÁRIA

Cemitério Medalha Milagrosa passa por reparos após denúncia de abandono e risco sanitário

Administração confirma que cerca de 10% das sepulturas estão sendo fechadas por risco à segurança e à integridade sanitária

Dandara Aveiro
Publicado em 17/10/2025 às 10:58
Compartilhar
O assunto ganhou repercussão após a circulação de um vídeo nas redes sociais mostrando túmulos em estado de deterioração, com tampas danificadas e, em alguns casos, chegando a expor ossos e caixões (Foto/Reprodução)

O assunto ganhou repercussão após a circulação de um vídeo nas redes sociais mostrando túmulos em estado de deterioração, com tampas danificadas e, em alguns casos, chegando a expor ossos e caixões (Foto/Reprodução)

Em meio a constantes reclamações registradas por frequentadores, a Prefeitura de Uberaba confirma que cerca de 10% das sepulturas do Cemitério Medalha Milagrosa estão passando por fechamento e reparos realizados pela equipe técnica do Departamento de Cemitérios. A medida acontece após a identificação de riscos à segurança de frequentadores ou à integridade sanitária do local, feita pela Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb). 

O assunto ganhou repercussão após a circulação de um vídeo nas redes sociais mostrando túmulos em estado de deterioração, com tampas danificadas e, em alguns casos, chegando a expor ossos e caixões. Além do conteúdo compartilhado, um ouvinte da Rádio JM reclamou do estado precário do local, com aspecto de abandono, e reforçou a necessidade de intervenções imediatas. 

Diante da situação, a Sesurb informou que o Cemitério Medalha Milagrosa vem recebendo monitoramento completo e constante do Departamento de Cemitérios, com foco na manutenção, segurança e preservação do espaço. “Atualmente, cerca de 10% das sepulturas estão sendo fechadas pela equipe técnica, que atua imediatamente após a identificação de situações que possam comprometer a segurança dos visitantes e a integridade sanitária do local”, destacou. 

A pasta esclareceu que os danos às lápides são atribuídos, principalmente, à ação humana, como vandalismo ou circulação irregular sobre os jazigos, embora o desgaste natural também contribua para a deterioração. 

Ainda segundo o órgão, a responsabilidade pela conservação e reparos é dos concessionários, que são notificados para realizar os serviços necessários. Nos casos em que os responsáveis não são localizados ou não cumprem a obrigação, a administração municipal executa o serviço e cobra o ressarcimento, podendo incluir o valor na dívida ativa. 

O Departamento de Cemitérios reforça que ações de manutenção e fiscalização serão intensificadas para garantir a segurança, preservação e respeito às famílias que visitam o cemitério.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por