Direção do Cemitério Park proporcionou duas horas de treinamento aos seus 25 colaboradores (Foto/Divulgação)
Memorial Parque Uberaba, Cemitério Ecumênico, segue em seu projeto de desenvolvimento com execuções planejadas. Após entregar à comunidade cinco salas de velório e uma capela, agora colocou em prática mais uma etapa em modelo comparado aos grandes Cemitérios Parques do país, ao investir na capacitação de seus colaboradores, administrativos e sepultadores.
Na semana passada, dia 4, a psicóloga e tanatóloga (profissional especializada em estudos da morte e luto), Vera Lúcia Dias, ministrou duas horas de treinamento aos cerca de 25 colaboradores do cemitério, quando todas as atividades foram paralisadas para que a participação atingisse a todos, inclusive não sendo agendados sepultamentos para o período.
Vera abriu os trabalhos divididos em quatro módulos, destacando inicialmente uma dinâmica em grupos para um trabalho sob a diretriz “o futuro ninguém consegue vê-lo e a morte faz parte da vida. E esta chegará ao fim antes de darmos conta”.
Debateu com os colaboradores as várias faces e fases de um momento fúnebre para a família que perdeu um ente querido, como sentimento de perda, recordações, lado empresarial, profissional, funerária, chegada e saída do cemitério, entre outros aspectos que traduzem o significado do trabalho.
Um trabalho que, em sua opinião requer mais que boa disposição, força física e conhecimento em segurança, mas, respeito, sensibilidade e empatia, atenção, responsabilidade, raciocínio rápido e ética profissional.
A Psicóloga destacou ainda a importância da comunicação no atendimento, sobretudo no tocante à informação correta e com clareza dedicada aos familiares em luto. ”Todos somos frágeis diante da morte”, disse.
O Memorial Parque Uberaba está entre os cinco maiores cemitérios do país em área ocupada com 300 mil m2. Em seguida vem o Cemitério Municipal da Paz, em Belo Horizonte com 289 mil m2.
Existem hoje no Brasil entre 500 e 600 cemitérios particulares em ação. Deste total, apenas 250 têm administração profissionalizada e investem em novos serviços, como velório virtual, acompanhamento psicológico e, principalmente, crematórios como alternativa ao sepultamento tradicional.
À propósito, no dia da inauguração das salas de Velório, o CEO (diretor executivo) do empreendimento, Amir Choaib, aproveitou para detalhar o já previsto crematório a ser inaugurado para primeiro semestre do ano que vem, além de anunciar também a construção de um crematório Pet.