Dados divulgados pelo Ministério da Educação indicam que em 2020, ano em que se iniciou a pandemia de Covid-19, houve crescimento no abandono nos anos iniciais do ensino em Uberaba
Nos últimos 10 anos, a taxa de aprovação de alunos do Ensino Fundamental em Uberaba se manteve estável em quase 98% (Foto/Reprodução)
Dados do Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), indicam queda no índice de abandono do Ensino Fundamental, nos anos iniciais, nas escolas de Uberaba nos últimos 10 anos.
Em 2014, apontava um índice de 0,4% de abandono nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Já em 2023, esse índice caiu para 0,3%. Nesse período, o primeiro ano da pandemia de Covid-19, 2020, registrou um número fora do padrão dos anos anteriores, com o percentual chegando a 3,4%. Em 2021, houve recuo para 0,5%.
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O maior índice de abandono é registrado no 4º ano do Ensino Fundamental, quando 0,4% dos alunos abandonaram a escola em 2023. O menor percentual foi alcançado no 1º ano, com 0,2% de estudantes que desistem da continuidade nos estudos.
A Taxa de Aprovação desses alunos se manteve praticamente estável nos últimos 10 anos. Em 2014, era de 97,6%, o mesmo índice alcançado em 2024. O melhor desempenho foi registrado em 2019, com 98,4%. E o pior momento aconteceu em 2020, ano de início da pandemia, com 94,6% de aprovação.
O primeiro ano do Ensino Fundamental traz a melhor Taxa de Aprovação, com 98,5%. O pior desempenho foi apontado no 3º e 5º anos, com 96,5% de aprovação em cada período.
No ano passado, a Taxa de Reprovação chegou a 2,1% ante 2%, em 2013, o que mostra estabilidade nesse quesito. Em 2017, aconteceu o pior desempenho da série, com 2,5%. O melhor registro ocorreu em 2022, com 1,1%.
O menor índice de reprovação é registrado no 1º ano do Ensino Fundamental, com 1,3%. O pior desempenho ocorre no 3º ano, com 3,3% de Taxa de Reprovação.
O Censo Escolar é considerado a principal e mais abrangente pesquisa estatística da Educação Básica. O levantamento anual é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
As estatísticas de matrículas servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e a divulgação das avaliações realizadas pelo Inep.
O Censo também é adotado como ferramenta para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, para acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.