O telefone da Central de Ambulância é alvo de denúncia após uma falha no sistema que impediu o contato com o setor por parte dos solicitantes. Segundo informações, há três dias pacientes têm tentado acionar o serviço sem sucesso. A situação foi divulgada pelo vereador Paulo César Soares (China) e confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Conforme relatado, um paciente estava tentando solicitar a retirada de um coletor na região da bexiga. No entanto, a Central estava inacessível. Ainda foi informado que o problema estava no sistema PABX, o sistema de troca automática de ramais privados.
O vereador informou que, caso a situação não seja normalizada até segunda-feira (15), encaminhará uma denúncia ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a SMS e solicitou posicionamento sobre o caso. Em nota, a pasta confirmou a instabilidade na rede telefônica da Central de Ambulância. "A coordenação orienta aos pacientes que, para agendamento de transporte, entrem em contato com o número 192 do SAMU. Para os pacientes que necessitam de Transporte Fora do Domicílio (TFD), a orientação é que liguem para o número 3331-2703. Não há comprometimento na prestação do serviço à população", afirma a nota.
Ainda de acordo com a pasta, um chamado para solucionar o problema na Algar e Codiub já foi realizado. A previsão é de normalização ainda neste mês.