TRANSIÇÃO

Centralização total das ligações dos bombeiros em Uberaba deve ocorrer em 90 dias

Algumas ligações ainda caem na central de Uberlândia, em virtude do processo de transbordo das operadoras para a nova central digital, que, localizada em Uberaba, atenderá 40 municípios

Rafaella Massa
Publicado em 06/08/2024 às 11:06Atualizado em 06/08/2024 às 20:04
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Apesar de algumas ligações caírem na cidade vizinha, a Tenente-Coronel afirma que até o momento não foi relatado nenhum empecilho durante os atendimentos (Foto/Reprodução)

Apesar de algumas ligações caírem na cidade vizinha, a Tenente-Coronel afirma que até o momento não foi relatado nenhum empecilho durante os atendimentos (Foto/Reprodução)

Central Telefônica Digital que garante a permanência do atendimento de chamadas do Corpo de Bombeiros em Uberaba já está instalada. Segundo a comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Ana Paula Borges, as operadoras exigem período de 90 dias para fazerem o transbordo das ligações, o que começou a ser contado novamente.

Conforme relato de leitores do Jornal da Manhã, as ligações para o Corpo de Bombeiros voltaram a cair em Uberlândia. No entanto, a tenente-coronel explica que isso se deve ao período de transição. “A partir do momento que foi definido que a central seria instalada em Uberaba, houve esse pedido para que os 40 municípios que fazem parte da área do 8ºBBM sejam centralizados em Uberaba. Foi feito o pedido, outro transbordo, e daí começou a contar um novo período de 90 dias para as operadoras fazerem esse acerto agora”, relata.

Borges conta que a equipe da diretoria de logística e finanças, responsável pelas telecomunicações, esteve em Uberaba na segunda quinzena de julho, quando foi feita a instalação da central telefônica digital. “Nós todos já recebemos instruções sobre a utilização, tanto os militares que trabalham direto lá no Ciad, que é o Centro Integrado de Atendimento e Despacho, quanto os militares que vão, de uma forma geral, trabalhar com essa nova plataforma”, explica.

Apesar de algumas ligações caírem na cidade vizinha, a tenente-coronel afirma que até o momento não foi relatado nenhum empecilho durante os atendimentos. “O que não pode acontecer, independentemente de onde vai ser atendida a ligação, é atraso no atendimento. Até porque se trata de urgência e emergência. Nós não recebemos nenhuma reclamação com relação a atraso ou alguma ocorrência que não foi atendida”, esclarece.

Ana Paula ainda pede à população para que não façam testes na linha, pois este é um telefone para urgência e emergência, de forma que essas ligações podem acabar ocupando a linha e impedindo o socorro de outra pessoa que está tentando ligar.

Equipe que atua no Centro Integrado de Atendimento e Despacho, assim como os demais integrantes da corporação, já recebeu orientação quanto ao funcionamento da nova central (Foto/Reprodução)

Equipe que atua no Centro Integrado de Atendimento e Despacho, assim como os demais integrantes da corporação, já recebeu orientação quanto ao funcionamento da nova central (Foto/Reprodução)

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