EVENTO

Centro Educacional da UFTM promove o II Abril Indígena até a próxima sexta

Marconi Lima
Publicado em 22/04/2025 às 19:26
Compartilhar
O evento tem a presença dos povos pataxó, guajajara e hã-hã-hãe da Aldeia Katuramã de Belo Horizonte (Foto/Divulgação)

O evento tem a presença dos povos pataxó, guajajara e hã-hã-hãe da Aldeia Katuramã de Belo Horizonte (Foto/Divulgação)

Até o próximo dia 25, das 8h às 22h, no Centro Educacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), acontece o II Abril Indígena, evento que reúne oficinas, rodas de conversa, exposições, exibições de filmes e mesas-redondas, com a participação de representantes dos povos pataxó, guajajara e hã-hã-hãe da Aldeia Katuramã de Belo Horizonte.

A iniciativa é fruto da parceria entre lideranças indígenas e membros da comunidade acadêmica — docentes, discentes e técnicos administrativos — e visa criar espaços de diálogo, aprendizado e celebração da pluralidade cultural indígena.

Conforme os organizadores, o objetivo do evento é ampliar os conhecimentos da comunidade uberabense e da sociedade civil sobre os povos indígenas. O evento propõe-se a valorizar seus saberes e fazeres, fortalecendo o respeito à diversidade e promovendo a convivência intercultural.

Entre os principais propósitos do II Abril Indígena, destacam-se sensibilizar e provocar reflexões a partir de vivências com as línguas, etnias, conhecimentos tradicionais e expressões artísticas dos povos indígenas; criar espaços de escuta e debate sobre os desafios interculturais contemporâneos, com vistas à construção de novas possibilidades de superação e reafirmar os direitos dos povos indígenas frente a retrocessos e desigualdades históricas, promovendo a valorização de suas culturas, memórias e presenças nos contextos local, regional e nacional.

Entre os destaques da programação está o lançamento do livro “Maracá Militante, Alma de um Povo”, de Japoterú Pataxó e Yaowa Guajajara, que integra a Ação Curta FeLi, promovida pelo Centro Cultural da UFTM, hoje (23), às 17h30, na Sala Porta Laranja.

Ainda nesta quarta-feira, ocorrerá a mesa-redonda: “Território Aldeia e Educação como espaços de (re)existência, identidade e dignidade”, no Auditório Turmalina, no Centro Educacional. A mesa, em formato híbrido, contará com a presença de lideranças indígenas, representantes da UFTM, do IFTM - campus Uberaba e do Ministério Público. 

Encerrando a programação, na sexta-feira (25), acontecerão um Sarau Cultural na Sala Porta Laranja, no Centro Educacional da UFTM, e uma Noite Cultural no distrito de Peirópolis, celebrando os encontros e trocas vivenciados ao longo da semana.

A organização solicita ao público, como contribuição, a doação de 1kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite, em solidariedade aos povos indígenas que participarão do evento.

Segundo o cacique Japoterú Pataxó, o II Abril Indígena é um convite à escuta, ao reconhecimento e ao fortalecimento das vozes indígenas, reafirmando a diversidade como um dos maiores patrimônios vivos do Brasil. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por