A situação veio a plenário após denúncia da vereadora Rochelle Gutierrez, que fiscalizou a estrutura do espaço, na última semana (Foto/Reprodução)
Após denúncias em relação à estrutura, alimentação e gerência do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), a secretária de Desenvolvimento Social, Érika Martins, esclareceu que há previsão de reforma no local. A informação foi revelada durante sessão na Câmara de Vereadores, na segunda-feira (6), da qual ela participou.
A situação foi a plenário após denúncia da vereadora Rochelle Gutierrez (PDT), que fiscalizou a estrutura do espaço, na última semana. Na sessão de segunda-feira, a legisladora levou a reclamação à tona e questionou a titular da pasta sobre as condições precárias encontradas no local, como mato alto e falta de gerente há mais de 15 dias, além de goteiras.
Também foi alvo de reclamação por parte de Gutierrez o pão seco, que seria servido no café da manhã e da tarde, sendo as duas únicas refeições disponíveis. De acordo com a parlamentar, recursos são destinados para o Centro Pop, mas não foi possível identificar onde o dinheiro está sendo aplicado.
“Nem o pão é comprado com estes recursos, já que ele é fruto de doações”, afirma Rochelle. Além disso, também foi identificada a falta de produtos de higiene básica, como escovas de dente para os usuários do serviço.
Segundo Érika, a estrutura do local é antiga e há muito tempo não passa por reforma. A titular justifica a ausência de gerente no espaço devido ao afastamento da servidora responsável. “Muito em breve a gente já inicia a parte de reforma da unidade nessa parte estrutural. Acredito que hoje (segunda-feira) a gente já consiga fazer a nomeação para novo gerente na unidade”, detalhou.
A nomeação da nova gerente da unidade foi publicada somente na noite desta segunda-feira (6) no Porta-Voz. Para a função, foi oficializada Adriana Beatriz Athanasio da Silva.
Ainda, sobre o mato no entorno, Erika lembrou que o local é de muita vegetação, que foi roçado no início deste ano e deve receber nova limpeza nas próximas semanas. “Lá é uma local que tem bastante área verde; já tinha sido feita, em fevereiro, toda a poda e, com as chuvas, esse mato cresce e nós temos diversas unidades para fazer limpeza. Lá já está na programação para ser feito”, pontuou.
Érika ainda alega que está em andamento a inclusão do Centro Pop na disponibilização de gêneros alimentícios. “Até então, ele não estava incluído, até por ser um centro de referência”, finaliza.