Movimento de usuários na UMS Roberto Árabe Abdanur (Foto/JC Duran)
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Uberaba realizaram 29.998 atendimentos em março. De acordo com levantamento, 4.207 pacientes deixaram de comparecer às consultas agendadas.
Já na Atenção Especializada, 13.878 pacientes passaram por atendimento médico, outros 10.058 não compareceram ao agendamento.
Nas UPAs São Benedito e Mirante (Provisória), os atendimentos foram, respectivamente, 12.522 e 6.878 pacientes.
No “Melhor em Casa”, que oferta atendimento em domicílio, sendo indicado para pessoas que apresentam dificuldades ou impossibilidade de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde, são 62 pacientes. Esse serviço complementa e apoia o atendimento prestado, inicialmente, nas Unidades Básicas de Saúde/Equipes de Saúde da Família (ESF), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e nos hospitais.
Já o projeto “Consultório na Rua”, atendeu a 156 pacientes. O serviço é voltado à população em situação de rua, com a prestação de assistência intersetorial, ou seja, dando entrada dessa população aos níveis de Atenção. O trabalho é fortalecido para oferecer o máximo de dignidade e melhoria de qualidade de vida das pessoas que se encontram nesse quadro. A equipe do “Consultório na Rua” trabalha com equipe formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e agente social.
Os atendimentos de Telessaúde prestaram assistência a 269 pacientes com sintomas gripais ou suspeita para Covid-19.
Na odontologia, 374 pacientes receberam atendimento de urgência na UPA São Benedito e outros 19.788, nas Unidades Básicas de Saúde e na Atenção Especializada.
A Farmácia Solidária distribuiu 43.667 medicamentos. Já na Farmácia da Gente/Zona Rural foram 36.393 medicamentos distribuídos. Ao todo no município foram 2.518.542 medicamentos.
Para retirar medicamentos nas farmácias do Município é necessário que a pessoa tenha em mãos a receita médica, Cartão SUS no nome do paciente ou documento de identidade.