
Os inadimplentes correspondem, portanto, a quase 24% da frota total. (Foto/Divulgação)
São mais de 48 mil veículos circulando pelas ruas de Uberaba sem a devida quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os dados são da superintendência regional Secretaria Estadual da Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), que apontam, ainda, frota de cerca de 206 veículos na cidade. Os inadimplentes correspondem, portanto, a quase 24% da frota total.
Em entrevista à Rádio JM, o coordenador regional Luiz Mauro de Oliveira explicou que a quantidade de veículos em situação irregular reflete a inadimplência apenas do ano de 2025. Não há confirmação, no entanto, do acumulado dos demais anos.
Entre os 206 mil veículos circulando em Uberaba, quase um em cada quatro ainda não realizou o pagamento do imposto, o que evidencia um desafio importante para a arrecadação e para a regularização da frota. Nesse sentido, a fiscalização deve ser intensificada nos próximos meses.
Vale pontuar, no entanto, que apesar de a escala de pagamentos do IPVA 2026 ter sido divulgada pelo Governo do Estado, ainda não há previsão da frota tributável para o próximo ano. Pagamento da cota única ou da primeira parcela começa em 9/2, para veículos com placas de finais 1 e 2; quem optar por quitar à vista terá desconto de 3%. Mais informações podem ser adquiridas pelo site da Secretaria Estadual de Fazenda.