O mês de agosto será um espetáculo à parte para os amantes da astronomia. Entre os dias 10 e 12 deste mês, haverá três dos maiores eventos do ano no céu noturno visíveis em Uberaba: alinhamento de seis planetas, conjunção de Vênus e Júpiter e uma das maiores chuvas de meteoros do ano!
Na noite do dia 9 para o dia 10, os planetas Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno (estes dois últimos visíveis somente com telescópio) estarão alinhados logo antes do nascer do sol, na direção norte. Para completar o alinhamento, a lua cheia estará ao lado na linha de planetas. Para observar, é recomendado procurar um local com horizonte limpo e pouca poluição luminosa. Quanto mais próximo do horário do amanhecer no dia 10, melhor a observação! Para diferenciar planetas de estrelas, basta observar se piscam: se piscar, trata-se de uma estrela. Se não piscar, você está olhando para um planeta!
Na noite entre os dias 11 e 12 de agosto, será o pico da chuva de meteoros Perseidas. Com uma média de 100 meteoros por hora – um a cada 36 segundos, em média – as estrelas cadentes costumam ser rápidas, brilhantes e deixar um rastro luminoso no céu. Não é incomum que nesta chuva apareçam bólidos, que são meteoros muito brilhantes que podem “explodir” no céu, deixando um rastro por alguns segundos.
(Foto/Reprodução)
Para observar a chuva de meteoros Perseidas, o observador em Uberaba deve olhar, a partir das 2h30, na direção nordeste, para a constelação de Perseu, de onde os meteoros parecem surgir. O evento pode ser mais bem observado logo antes do amanhecer, preferencialmente em um local sem poluição luminosa.
Quem for observar a chuva Perseidas, nas primeiras horas do dia 12, poderá ver também outro fenômeno surpreendente: a conjunção dos planetas Vênus e Júpiter, os dois objetos mais brilhantes no céu, depois do sol e da lua. Eles estarão tão próximos que parecerão planetas gêmeos. Estarão visíveis a partir das 4h30 da manhã no céu de Uberaba, na direção leste, e a observação se torna ainda melhor com a utilização de algum instrumento óptico, como binóculo ou telescópio.
Vênus e Júpiter estarão pertinho um do outro no céu (Foto/Reprodução)