CIDADE

Chegada do período de Quaresma já afeta valores das carnes

Com a aproximação da quaresma, quando o consumo de carne diminui consideravelmente na região, a expectativa é a de que os pecuaristas coloquem o gado

Publicado em 31/01/2010 às 18:25Atualizado em 20/12/2022 às 08:21
Compartilhar

Com a aproximação da quaresma, quando o consumo de carne diminui consideravelmente na região, a expectativa é a de que os pecuaristas coloquem o gado no mercado, aumentando a oferta e provocando queda nos preços repassados ao consumidor.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, José Humberto Guimarães, mesmo com a incidência de chuvas nas regiões de produção, que torna o pasto mais abundante e facilita o processo de engorda, nenhum produtor deve segurar o gado nos dias que antecedem à quaresma. “A tendência é irreversível, pois os produtores têm que se livrar do estoque agora, para que na época em que o consumo despenca, os novos bois ainda estarão em processo de engorda e aí dá para segurar a oferta”, explica José Humberto.

Para o secretário, a agricultura familiar serve como termômetro para a situação que será delineada nos próximos dias, nos frigoríficos. “Ontem visitei as feiras livres da cidade e, em algumas delas, a carne de porco, por exemplo, já estava sendo vendida por quase metade do preço, caiu de R$ 7, para R$ 4,5 o Kg”, garante.

Nos açougues, embora o consumo esteja desacelerado desde o começo do ano, há expectativa de que com a diminuição dos preços, as vendas tomem fôlego para entrar no pior período do ano para o setor. “Mas estamos preparados para passar pela quaresma, mesmo porque, a cada ano o número de penitentes diminui mais”, finaliza Delfino Borges da Silva, proprietário de estabelecimento no bairro Santa Maria.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por