Três árvores caíram após serem atingidas pelos fortes ventos da tempestade deste sábado (3) e domingo (4). (Foto/Divulgação)
A chuva deste fim de semana gerou alguns danos a flora de Uberaba. Segundo moradores do bairro Elza Amui I, três árvores caíram após serem atingidas pelos fortes ventos da tempestade deste sábado (3) e domingo (4). As quedas não deixaram feridos.
Ao programa Pingo do J, da Rádio JM, reclamante apontou que as árvores estavam em uma praça na rua Alda Gomes de Freitas. As estruturas já estariam comprometidas sendo, inclusive, alvo de reclamação ao Cidade Ativa. “Já havia feito vários pedidos de poda de árvores há mais de um ano, vários ofícios, indicações, ligações no Cidade Ativa e nada, e olha o que aconteceu no sábado. Três árvores caíram. E a praça está cercada de árvores precisando de poda", afirma denunciante.
Ainda, o ouvinte pontua que a praça está lotada de mato alto, “precisando de poda”. “Será que vão esperar cair as outras para prefeitura mandar um caminhão para retirar os troncos? Revoltante, viu”, alega.
A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba em busca de um posicionamento sobre a retirada das árvores. Em nota, o governo municipal afirma que na programação diária de serviços da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, consta a execução de limpeza de árvores caídas em praça do Elza Amuí, pela equipe do Pró-árvore (Equipe 2), nesta segunda-feira.
Além da queda de árvores, a chuva deste fim de semana é um dos possíveis causadores da queda de energia no bairro Olinda. Segundo ouvinte da Rádio JM, Antônio Lima, os moradores da região aguardam desde às 20h deste domingo (4) pelo religamento da energia. A Cemig informa que na manhã desta segunda-feira (5), equipes estão no local emendando um cabo partido na rede elétrica que atende à região. A retomada da distribuição de energia deve acontecer ainda na manhã desta segunda.
A climatologista Wanda Prata aponta que durante o fim de semana foram acumulados 41 milímetros de chuva. No sábado, foi registrada queda de granizo na região, de acordo com a especialista. “Sábado choveu 18 milímetros, no domingo choveu 23 milímetros e hoje amanheceu com chuvisco. O total acumulado do mês é 67 milímetros”, diz Wanda.
Prata explica que o sistema que estava na região, uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), foi restruturado com outro ciclone. “Está bem ativa, só que ela joga os sistemas convectivos daquele jeito. Se acertar um sistema convectivo grande em cima da cidade chove, chove granizo, como choveu antes no sábado e a chuva é forte, mas se jogar um sistema convectivo pequeno, a chuva é de pouca manta. Então, estou vendo isso estar acontecendo no Triângulo todo. Tem lugares que chove muito, inclusive com gelo, tem lugares que é só chuvisqueiro”, finaliza.