Devido à chuva, há risco de alagamento e queda de galhos de árvores (Foto/Reprodução redes sociais)
Chuva registrada no início da tarde desta terça-feira (23) preocupou motoristas que se dirigiam a parte nordeste do município. Pelas redes sociais, outros condutores alertaram sobre o perigo devido a intensidade da água deixada pelo sistema localizado na Alta da Bolívia.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), Uberaba está em alerta laranja para chuvas intensas. Neste período, deve chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Os ventos devem se intensificar e atingir entre 60 e 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Neste momento, chove intensamente na região sul do município.
Segundo a Codau, até às 16h desta terça-feira (23), foram registradas três chamadas para desentupimento de derivação de esgoto em imóveis, e uma para desentupimento na rede de esgoto. Todas as chamadas estão sendo atendidas. E de acordo com informações do Oitavo Batalhão do Corpo de Bombeiros, foi registrada a queda de uma árvore na av. Dr. Hélio Luiz da Costa, um atropelamento na rua Porto Seguro, e vistoria por risco de inundação na av. Padre Eddie Bernardes Silva. Todas as ocorrências foram atendidas.
A climatologista Wanda Prata aponta que um alinhamento de chuva fraco a moderado passa pelo município de Uberaba e vizinhos. “A chuva é fornecida pela Alta da Bolívia que recebe a umidade da Zona de Convergência Intertropical. Todo o sistema é atraído para o litoral do sudeste onde há uma baixa pressão”, explica.
Em janeiro, até as 16h30 do dia 23, registrou-se 283 milímetros de chuva na cidade, sendo que a média climatológica aguardada para este mês é de 224mm.