OBRA PARADA

Chuva provoca paralisações em obra de recapeamento da Guilherme Ferreira

Rafaella Massa
Publicado em 08/02/2024 às 10:38Atualizado em 08/02/2024 às 22:23
Compartilhar

Segundo o titular da pasta, Antônio de Sousa Filho, as equipes ficarão mobilizadas aguardando o clima se estabilizar para retomar o serviço (Foto/Divulgação)

Chuva que caiu em Uberaba desde a tarde de quarta-feira (7) interrompeu, em vários momentos, o serviço de recapeamento da avenida Guilherme Ferreira. Previsto para ter início na manhã dessa quinta-feira. As máquinas permaneceram paradas por boa parte do dia, aguardando que o tempo se firmasse, uma vez que o serviço de fresagem requer asfalto seco para ser feito. 

O secretário-adjunto de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini, explicou ao Jornal da Manhã que as equipes aguardavam apenas que o asfalto secasse e o tempo se estabilizasse para a continuidade dos trabalhos. Ele alerta que, com a instabilidade do tempo, o processo pode ser interrompido a qualquer momento.

Segundo o titular da pasta, Antônio de Sousa Filho, as equipes ficarão mobilizadas, aguardando o clima se estabilizar, para retomarem o serviço. “Parou de chover, começa, porque é uma estrutura muito pesada para você desmobilizar. É um risco que a gente sabia que iria correr. Mas o tempo, tem dia que está previsto chuva e não chove, tem dia que não está previsto e chove, então a gente vai ter que manter a turma mobilizada”, aponta.

O processo na Guilherme Ferreira está sendo diferente do método utilizado em outros locais onde o “Asfalto Novo” já passou. A primeira etapa está sendo a fresagem, que é o processo de “tirar um pouco da capa asfáltica, sem comprometer a base”, que chega a 2,5cm, explica Antônio Filho. 

“Tem lugar com um palmo de altura. Então, acerta a superfície do asfalto e depois vem com o recapeamento. Ali nós vamos fazer uma retirada dessa camada comprometida e depois a gente vem fazendo o recapeamento. Eu acho que o Uberaba nunca teve uma operação de fresagem no perímetro urbano; em rodovia é muito comum”, afirma. 

O processo de recapeamento não incluirá a faixa do BRT/Vetor, que deve ser compartilhada durante a execução do serviço com os veículos de menor porte. “Ela está preservada, portanto, nós não vamos mexer nela. Será apenas nas duas pistas de rolamento paralelo”, pondera o secretário. 

O secretário pontua que as avenidas Dom Luiz Maria de Santana e Edilson Lamartine Mendes também serão contempladas com o serviço de fresagem e recapeamento. “O recapeamento continua praticamente na cidade toda”, diz. Contudo, a listagem completa de vias contempladas pelo projeto não foi disponibilizada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por