Em setembro choveu 39,60 milímetros, em média, no município de Uberaba. Os dados são do boletim de precipitação meteorológica da Secretaria do Agronegócio (Sagri). Segundo o chefe da Seção de Desenvolvimento Rural da Sagri, Matheus Alves, o volume médio de chuva para o período (de 39,60 ml), é 25,42 % inferior a média histórica de setembro, que de acordo com medições do Instituto de Nacional de Meteorologia (INMET), entre 1.991-2020, é de 53,10 milímetros.
O boletim informa também que a maior precipitação de setembro, na zona rural de Uberaba, foi registrada na Comunidade São Basílio. Lá, as chuvas chegaram a 72 milímetros. Já o menor índice foi verificado nas regiões da Biquinha e Distrito Industrial III, com apenas 9,8 milímetros.
O geógrafo Matheus Alves complementa que das 27 estações que integram o projeto meteorológico da Sagri, em quatro as precipitações superaram a média histórica de 53,10 milímetros. Mas, no geral, as chuvas de setembro foram bem espaças, disse.
Para o atual trimestre, o geógrafo da Sagri salienta que se as chuvas seguirem a média histórica do INMET para o período (últimos 30 anos), o índice de precipitação chegará a 616 milímetros de outubro a dezembro.
No entanto, de acordo com a meteorologia, alerta Matheus Alves, a previsão para o período aponta chuvas abaixo do normal para o final do trimestre, refletindo as características típicas do El Niño no Brasil.