O secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, anunciou ontem, depois de uma reunião com o prefeito Anderson Adauto, que já está sendo criado em Uberaba um comitê
O secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, anunciou ontem, depois de uma reunião com o prefeito Anderson Adauto, que já está sendo criado em Uberaba um comitê para dar subsídios em relação à conduta sobre a gripe suína na cidade a partir de agora. O organismo será formado por técnicos da saúde e especialistas de outras áreas.
Hoje, haverá outra reunião para se estabelecer as regras e metas. “A conduta que estávamos tomando de prevenção é o ideal para a cidade de Uberaba. À medida que a doença se avoluma, não aqui, mas em termos de Brasil e de região, achamos que temos que ter mais técnicos dentro da área e mais envolvidos. Por isso, a criação do comitê”, explica.
Valdemar Hial afirma que os protocolos seguidos até agora devem continuar, mas a Secretaria Municipal de Saúde e os profissionais da área estarão abertos para receber todas as informações necessárias para o combate à doença.
Sobre as queixas, dúvidas e até mesmo o alarde que a Influenza A vem causando na população, ele enfatiza: “Quero dizer que em momento algum nós deixamos de nos preocupar com a gripe”. Para ele, a ExpoZebu, em maio de 2009, foi um dos períodos mais difíceis, porque a cidade recebeu a visita de estrangeiros e desde lá, ele garante, que a gripe A está controlada em Uberaba.
Quanto à demora dos resultados de exames, ele ressalta que os laboratórios estão sobrecarregados de exames por causa da situação instalada no país, mas acredita que Uberaba não terá casos confirmados. A hipótese é relacionada ao bom quadro clínico e à evolução dos pacientes com suspeita.
Valdemar informa que a UPA São Benedito tem 12 leitos disponíveis para os casos mais graves da gripe suína. E pede à população que tome os devidos cuidados, mas não crie tanto alarme.