Em dez anos, Uberaba não havia registrado índices tão baixos de umidade relativa do ar. A cidade chegou a 12% na tarde de ontem e especialistas afirmam que são índices semelhantes aos medidos no deserto. O nível considerado tolerável pela Organização Mundial de Saúde é de 30%.
O índice de 12% registrado na cidade pode voltar a se repetir durante essa semana, afirma o meteorologista Ruibran dos Reis. A cidade sofre com índices da umidade relativa do ar mais baixos do estado, só ficando atrás do registrado em Brasília, que marcou essa semana o índice de 7%.
A climatologista Wanda Prata afirma que não existe previsão de chuva para a região nos próximos dias. “Pode ocorrer pequena melhora na umidade do ar na próxima semana, mas coisa pouca. E chuvas para a nossa região, eu acredito que só em outubro, e mesmo assim no fim do mês”, informa.
A Defesa Civil de Uberaba alerta para a hidratação constante e recomenda se evitar atividades físicas ao ar livre entre as 10h e às 17h. Coordenador Sérgio Campos não descarta a possibilidade de declarar estado de emergência na região.