PROEMINENTE

Uberaba palestra no I Simpósio Regional de Esporotricose: Vigilância, Diagnóstico e Controle

Publicado em 08/08/2025 às 20:39
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Uberaba participou, nesta quinta-feira (7), como convidada do I Simpósio Regional de Esporotricose: Vigilância, Diagnóstico e Controle, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O encontro foi promovido pela Associação de Profissionais Veterinários e Zootecnistas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Aprovet). 

A esporotricose é uma zoonose de notificação compulsória, cuja infecção é causada por fungos do gênero Sporothrix, que entram no organismo principalmente por inoculação na pele ou mucosas, por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição; arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo o gato o mais comum.

A principal medida de prevenção é evitar a exposição direta ao fungo, por exemplo, por meio do uso de luvas e roupas de mangas longas em atividades que envolvam o manuseio de material proveniente do solo e plantas, bem como o uso de calçados em trabalhos rurais. Os indivíduos com lesões suspeitas de esporotricose devem procurar atendimento médico, preferencialmente um dermatologista ou infectologista, para investigação, diagnóstico e tratamento. O manuseio dos animais doentes deve ser feito com o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). 

A médica veterinária do Departamento de Zoonoses da SMS, Lara Rocha, palestrou no encontro sobre as “Propostas de tratamentos e controle do avanço da zoonose”.

“É importante a gente realizar esses encontros porque oportuniza a troca de informações e experiências, principalmente pelo fato de que a maioria dos municípios na nossa região está começando a identificar os primeiros casos nesse momento. Tivemos a oportunidade de apresentar o nosso programa de enfrentamento da esporotricose felina. É fundamental que tenhamos a oportunidade de melhorar a nossa atuação dentro de um programa de vigilância da doença, de promover o diagnóstico precoce e também o tratamento, que são de extrema importância, inclusive dentro do controle da doença, até mesmo para a população humana”, afirma.

Também estiveram presentes no simpósio, a secretária adjunta de Saúde de Uberaba, Eunice Cristina Peres Simões, o chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Eduardo Plácido, a chefe da Seção de Controle de Animais de Pequeno Porte, Luma Tamm Luiz da Costa Pupulin, e a enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Eliane Lacerda.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por