Apenas recebe o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o BPC (Foto/Reprodução)
O governo federal encerrou o pagamento do Auxílio Gás referente ao mês de junho. Em Uberaba, cinco mil famílias são beneficiadas e receberam, cada uma delas, R$102. Conforme o governo federal, o valor foi mantido por causa das reduções recentes no preço do botijão.
Em Uberaba, 93,54% das famílias beneficiárias do programa são chefiadas por mulheres. No município, 39.606 famílias estão inscritas no CadÚnico. Desse total, 14.733 estão em situação de pobreza; outras 6.393, em situação de baixa renda, e 18.480, com renda mensal acima de meio salário mínimo por pessoa.
Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.
Com duração prevista até o fim de 2026, o programa beneficia cerca de 5,8 milhões de famílias. Com a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, no fim de 2022, o benefício foi mantido em 100% do preço médio do botijão de 13kg.
O pagamento do Programa Auxílio Gás poderá ser acumulado com outros benefícios, auxílios e bolsas do Programa Bolsa Família. Os valores transferidos pelo Auxílio Gás não serão computados como renda no Cadastro Único.
Após a inclusão da família no Programa Auxílio Gás, haverá o registro do benefício em sistema eletrônico, com base nas informações constantes do Cadastro Único e nos bancos de dados do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A concessão do benefício tem caráter temporário, pessoal e intransferível e não gera direito adquirido.