O Circo do Povo em Uberaba, desativado há quase dois anos e reinaugurado na semana anterior, foi criado em 1983, pelo idealizador Beethoven Teixeira, com o objetivo de oferecer à população um espaço acessível de cultura. Nos quatro primeiros anos de funcionamento, 65 mil pessoas assistiram aos espetáculos e participaram das oficinas, biblioteca e brinquedoteca.
A lona foi agora resgatada e novamente montada no bairro Alfredo Freire I, local onde o Circo ficará por seis meses. O responsável pelo circo, Antônio Carlos Marques afirma que cerca de mil pessoas compareceram na reestreia, na sexta-feira (4) e puderam assistir aos espetáculos circenses, números de dança e música. A abertura oficial do Circo do Povo foi conduzida pelo vice-prefeito Paulo Mesquita, que ressaltou a importância em trazer de volta o entretenimento aos bairros.
A cada 15 dias os moradores do bairro Alfredo Freire poderão conferir uma programação especial no Circo, com artistas renomados na cidade e artistas do próprio bairro, que podem se inscrever para se apresentar nos espetáculos do Circo do Povo.
Antônio Carlos ainda comenta que por vários anos houve resistência dos governos de investir no projeto, e agora, com a revitalização, ele compreende que é a oportunidade de resgatar a cultura milenar do circo, bem como a mistura entre o desenvolvimento da comunidade nos quesitos social, econômico e artístico.
Para ele, o sucesso desta volta do Circo do Povo é a prova de que valeu a pena o investimento de R$ 80 mil para compra de equipamentos e reestruturação do ambiente.
Outra novidade são as oficinas de informática, artesanato, teatro, arte circense e percussão que estão com inscrições abertas, na rua Carolina Pucci Molinar com rua Marcelino Assis Guimarães, no Conj. Alfredo Freire I.