Uberaba deverá ter dias chuvosos até o início da próxima semana, conforme a previsão de Wanda Prata, que tem observado "cenários nunca vistos antes". A reportagem do Jornal da Manhã conversou com a climatologista já no final da tarde desta quarta-feira (22).
O fenômeno curioso observado por Wanda Prata é a formação de um ciclone no centro da Bolívia, que está exercendo uma sucção de toda a umidade para o país vizinho, parte da qual está passando sobre o Triângulo Mineiro, gerando as chuvas atuais.
“Ontem houve a formação de um ciclone, que é uma baixa pressão no centro da Bolívia. Essa baixa pressão arrastou todas as linhas de estabilidade que estavam fluindo no Brasil e foi tudo para lá. E arrastou uma esteira de umidade que está passando pelo Triângulo Mineiro, sul de Goiás, Mato Grosso do Sul e vai para a Bolívia. Então, enquanto esse ciclone estiver formado, esse ciclone tem 1.009 milibares, vamos ter chuva”, detalha a climatologista.
Até às 17h, foi registrada a precipitação de 16 milímetros de chuva em Uberaba, conforme informações de Wanda. Quatro milímetros até às 11h e o restante no período da tarde.
A climatologista optou por não fazer projeções para além do final de semana, afirmando: “Nós estamos vendo cenários nunca vistos antes, nem o computador acompanha”.