CIDADE

Cliente bancário tem direito a ressarcimento em caso de roubo

Mônica Cussi/PMU
Publicado em 12/02/2011 às 20:28Atualizado em 20/12/2022 às 01:43
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Na semana passada, a Polícia Militar de Uberaba recebeu nove ocorrências relacionadas a problemas em caixas eletrônicos da cidade. A PM apreendeu vários equipamentos em diversas agências e caixas eletrônicos avulsos da cidade, que chamaram a atenção pela forma artesanal usada para fabricação, bem como a sua instalação.

O Jornal da Manhã não recebeu reclamação de clientes que tiveram prejuízos, mas orienta, com informações do Procon que a responsabilidade, em casos como estes é do banco. De acordo com o coordenador do Procon de Uberaba, Sebastião Severino Rosa, o consumidor não pode arcar com o prejuízo e tem que tomar as providências necessárias para ter o ressarcimento do valor perdido. “Ele tem que fazer ocorrência e comunicar ao banco imediatamente para não ter problemas”, acrescenta. E indica que os bancos devem estar preparados para eventuais prejuízos como estes e alertarem para a questão da segurança nas agências bancárias e dos equipamentos.

Na operação, a PM  encontrou três dispositivos que retinham os envelopes depositados, enquanto  outro equipamento retinha os cartões. Enquanto isso, o cliente era indicado a ligar para um número com DDD de São Paulo, configurando o golpe. A ligação caía em uma secretária eletrônica em central montada pelos próprios golpistas. O cliente, então, informava o número da conta e senha. Por motivo de segurança os bancos não disponibilizam mais este serviço.

Os bancos que tiveram problemas nos caixas eletrônicos da semana passada informaram - por meio da assessoria de imprensa - que estão investigando o ocorrido e dando suporte à polícia para o esclarecimento dos fatos.

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