Inalações e consultas tiveram alta de 30% na rede municipal de saúde e enfermeiros aproveitam para passar orientações de prevenção na sala de espera.
A gerente da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Abadia, Rosa Maria dos Santos Pereira, conta que o aumento foi considerável, e o principal motivo são as doenças pulmonares. “Aqui fazemos inalações durante o dia todo. Inclusive o número foi superior ao do planejamento, mas como sempre temos torpedos de oxigênio extras, a gente não ficou sem oferecer o tratamento,” ressalta.
Os enfermeiros das UPAs estão aproveitando e fazendo um trabalho de orientação nas salas de esperas das unidades. Abordando o assunto da baixa umidade do ar e os cuidados para manter a saúde.
Tratamento. Para aliviar o clima seco as pessoas estão recorrendo ao soro fisiológico e outros medicamentos que umedecem a mucosa nasal, membrana que reveste a parte interna do nariz. A reportagem do Jornal da Manhã pesquisou em sete farmácias e drogarias e o resultado foi que houve um aumento de 40% nas vendas desses produtos. Os batons de cacau que evitam o trincar dos lábios teve um aumento nas vendas de 60%, já os antialérgicos em geral aumentaram cerca de 25%.
Steiner Gonçalves Borges, gerente de uma das drogarias consultadas, falou que a elevação nas vendas foi significativa. “Esses produtos saem durante todo o ano, mas a procura cresceu bastante por causa do clima seco”. Ele alerta ainda que é importante consultar o médico antes de ingerir qualquer medicamento.