ESTAÇÕES INVERTIDAS

Climatologista explica o que vem causando as anomalias climáticas

Juliana Corrêa
Publicado em 17/11/2024 às 18:01
Compartilhar

O tempo este ano em Uberaba tem se mostrado um tanto quanto peculiar. O inverno foi muito mais quente do que costuma ser e, agora na primavera, quando é esperado calor, a cidade vem recebendo algumas frentes frias. Isso sem falar dos seis meses de seca extrema, seguido por um mês de outubro com chuvas muito acima da média histórica. Mas por que essas anormalidades climáticas vêm acontecendo?

A climatologista Wanda Prata explicou que a corrente marinha norte equatorial leva o calor das áreas equatoriais para os polos, fazendo em seguida o caminho inverso, trazendo águas frias dos polos para as regiões equatoriais. No entanto, esta corrente está totalmente fora de sua rota, o que influencia consideravelmente para que as estações não estejam como o esperado. 

Além disso, os oceanos estão 1,5ºC acima da média. A climatologista frisa que, infelizmente, a tendência é que os eventos anômalos, como ondas de calor e chuvas torrenciais, ocorram com mais frequência. “O excesso de CO2 na atmosfera dificilmente diminuirá. (As pessoas que poluem) não acreditam nos cientistas que sabem que estamos destruindo a nossa morada”, lamenta. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por