DENÚNCIA

Clínicas veterinárias denunciam exclusividade nos mutirões de castração

Rafaella Massa
Publicado em 30/07/2023 às 19:10Atualizado em 31/07/2023 às 09:26
Compartilhar
Não há limite de cadastro, mas os tutores precisam preencher questionário de cada animal no site da Prefeitura (Foto/Divulgação)

Não há limite de cadastro, mas os tutores precisam preencher questionário de cada animal no site da Prefeitura (Foto/Divulgação)

Clínicas veterinárias de Uberaba denunciam falta de oportunidade na prestação de serviço para o governo municipal. Ao Jornal da Manhã, uma empreendedora da cidade reclamou da falta exclusão de outras instituições na execução dos mutirões de castração, que tem sido realizado pelo Hospital Veterinário da Uniube (HVU).   

Segundo a denunciante, a gestão atual não selecionado outras clínicas e profissionais para atuar nos mutirões, sendo que em governos anteriores ela teria participado.  

Em 2023, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) organizou duas edições do mutirão de castração, ambas em parceria com o HVU. Até o momento, foram castrados 1.600 dos 6 mil animais cadastrados. A próxima ação é prevista para o mês de agosto.    

O Jornal da Manhã entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba e foi apontado que a “informação não procede”. Em nota, o Executivo municipal pontuou que os mutirões de castração organizados pela Superintendência de Bem-Estar Animal estão sendo realizados por meio de um convênio da Prefeitura com o Convale, que contrata empresa privada para os procedimentos.   

Ainda, o Executivo alega o Hospital Veterinário da Uniube, que já tem convênio com a PMU para atendimento de saúde animal, tem cumprido a obrigatoriedade de uma instituição de saúde respaldando o trabalho, dando o suporte necessário caso haja alguma intercorrência pós-cirúrgica.   

“A equipe da Semam já iniciou tratativas com as clínicas particulares de Uberaba no sentido de ampliar a rede para atendimento dos animais, inclusive para ampliação de horário. Até o momento foram detectadas 27 clínicas com potencial para fazer esse tipo de atendimento. No entanto, esses serão novos convênios a serem firmados, cujos recursos serão captados e iniciados os trâmites burocráticos”, finaliza a nota. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por