LEVANTAMENTO

CNA e Esalq-Log/USP promovem estudo sobre as estradas vicinais do Triângulo Mineiro

Marconi Lima
Publicado em 25/03/2025 às 19:03
Compartilhar
Grupo de estudos visitou estradas vicinais da região para diagnóstico das condições em diversos aspectos (Foto/Divulgação)

Grupo de estudos visitou estradas vicinais da região para diagnóstico das condições em diversos aspectos (Foto/Divulgação)

O Triângulo Mineiro foi a primeira região, no Estado, a receber a etapa de mapeamento do Estudo de Estradas Vicinais para o Transporte Agrícola desenvolvido pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo (Esalq-Log/USP).

O estudo indicou oito localidades no Brasil para o levantamento de informações e dados para a realização de diagnóstico mais detalhado das vias. A região foi a única selecionada no Sudeste.

Especialistas da Esalq-Log participaram de encontros com produtores rurais, transportadoras, representantes de sindicatos e de secretarias de Agricultura da região, para o levantamento de dados. As reuniões foram organizadas pelo Sistema Faemg Senar e o Sindicato Rural de Uberlândia.

“Na primeira etapa deste estudo foi criado o Índice de Priorização de Estradas Vicinais (Ipev), considerando diversas variáveis como produção, índice de chuvas, qualidade das estradas, empregos rurais, entre outras, que apontou as regiões prioritárias. Agora, os especialistas ouviram os principais usuários das estradas vicinais e aplicaram um formulário de avaliação e identificação de gargalos, com o apontamento de soluções”, explicou o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller. Mais de 30 formulários foram respondidos.

O grupo visitou a estrada vicinal Londrina, importante via de escoamento da produção de grãos e bovinos, que liga a BR-365 ao acesso ao município de Tupaciguara. “A partir deste conjunto de dados, vamos entender em quais localidades podem ser destinadas políticas públicas para melhoramento do setor logístico aqui da região, e a CNA e a Esalq repassarão estas informações ao governo federal”, explicou o analista de mercado da Esalq/USP, Alexandre Bidinotti.

No trabalho de mapeamento são coletados dados como gargalos de infraestrutura (ondulações, atoleiros, erosões); intervenções de melhorias (manutenção, revestimento, construção de ponte), e estimativa da quilometragem de estrada vicinal em estado crítico ou com necessidade de melhoria, entre outras informações. Além de Uberlândia, as outras regiões selecionadas foram Imperatriz (MA), Guamá (PA), Itumbiara (GO), Porto Seguro (BA), Dourados (MS), Guarapuava (PR) e Parecis (MT). As visitas ocorrerão até o dia 28 de março. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por