(Foto/Divulgação)
Hoje, os reservatórios foram abertos às 10h com os níveis de reservação em 75%. As 12 horas seguidas em que ficaram fechados permitiram alcançar este patamar, que é fundamental para equilibrar o abastecimento da cidade.
Este índice de reservação alcançado hoje é o mais elevado dos últimos dias. Entretanto, o período de abertura dos reservatórios será determinado diretamente pela velocidade e intensidade do consumo. A Codau recomenda: As tarefas que necessitam de uso da água devem ser divididas ao longo do dia, e não apenas concentradas em um único horário deste sábado. Assim a velocidade do consumo será menor e a recomposição dos reservatórios ficará mais equilibrada. O resultado disso é a distribuição liberada por muito mais tempo hoje.
A intermitência na distribuição também poderá ser reduzida, facilitando a distribuição de água, com pressão adequada das redes. As regiões mais altas e distantes dos reservatórios poderão ser beneficiadas com o controle do gasto.
Mesmo com o início do período chuvoso, a Codau ressalta que a economia de água é fundamental nestes dias. A chuva precisa cair por várias semanas, constante e espalhada em toda a bacia hidrográfica do rio Uberaba, para que a vazão do rio volte a ter volume suficiente e saia da crise hídrica que o atingiu. Hoje ele amanheceu com uma vazão um pouco mais de 1.200 litros/segundo. Enquanto isto, o Plano de Contingenciamento será mantido.