(Foto/Divulgação)
A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) comunicou que abrirá todos os reservatórios às 2h de quinta-feira (3). O horário de fechamento dependerá dos índices de consumo.
Os reservatórios foram fechados às 14h de quarta-feira (02), quando o índice de armazenamento estava em torno de 20% e, conforme o Plano de Contingenciamento da Seca foi adotado o “Fechamento Total Emergencial”, por 12 horas.
A Codau disse também que expectativa é que às 2h da madrugada de quinta-feira (3) os reservatórios alcancem um índice acima de 64%, quando forem abertos.
É fundamental ter o controle rígido do gasto da água que está na caixa d’água doméstica por conta da intermitência. Assim que a água é liberada ela chegará em horários diferentes em cada ponto da cidade.
O abastecimento é feito por gravidade. Nas regiões mais baixas em relação ao reservatório, a água tem maior força para chegar primeiro. Depois que as caixas d’água estiveremrecompostas haverá pressão para abastecer as regiões que estão mais altas. E a pressão aumenta também quando as redes estiverem todas cheias.
Estes impactos são amenizados com a economia, que é determinante para segurar por mais tempo a água nos reservatórios. Pois, quanto mais cheios, mais rapidamente a água chegará nas torneiras de cada morador, com a pressão necessária.