Nova queda de vazão impeliu a Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas) para o acionamento da segunda bomba elétrica do sistema de transposição do Rio Claro. O acionamento ocorreu nesta quarta-feira (17). Segundo a autarquia, a medida se fez necessária devido à nova queda de vazão do rio Uberaba.
Na primeira semana de julho, o presidente da Companhia, Rui Ramos, informou que as equipes estariam de olho para a necessidade de acionar outro sistema. A Codau justifica que, nesta terça-feira (16), a vazão pela manhã chegou a 1.300 l/s, mas diferente dos dias anteriores não houve recuperação no período da tarde, os números continuaram baixos, sendo assim chegou-se à conclusão de que a segunda bomba precisava ser acionada.
Com as duas bombas elétricas em operação, cerca de 300 L/s são bombeados para complementar a vazão do rio Uberaba, neste período de seca. A última chuva em Uberaba foi dia 12 de abril de 2024 com um volume de 4,4 mm, já são três meses sem chuva.
“Precisamos contar com o apoio da população, medidas de economia são importantes e necessárias nesse momento. Estamos sem chuva há bastante tempo, e não há previsão para os próximos dias, por isso devemos economizar, evitar o desperdício, como por exemplo, na limpeza em casa, usando balde ao invés de mangueira, são ações que farão a diferença”, explica o presidente da Codau, Rui Ramos.
Vale ressaltar que o sistema de transposição conta com cinco conjuntos de motobomba, sendo dois acionados por energia elétrica e três movidos a diesel.