O presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, explica que a decisão foi tomada em virtude da redução da vazão no rio Uberaba e pelo aumento do consumo de água, em consequência das altas temperaturas registradas nos últimos dias. (Foto/Divulgação)
O sistema de transposição do rio Claro será acionado nesta terça-feira (12). Esta será a primeira vez em 2023 que a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) irá utilizar o sistema, que auxilia na vazão do rio Uberaba durante o período de estiagem no município, complementando o abastecimento da cidade.
O presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, explica que a decisão foi tomada em virtude da redução da vazão no rio Uberaba e pelo aumento do consumo de água, em consequência das altas temperaturas registradas nos últimos dias. Nesta segunda-feira (11), a redução de vazão do rio Uberaba, dentro da Estação de Captação da Codau, caiu para o percentual de 81%. O índice tem como base o comparativo com o mês de abril deste ano. Em relação ao consumo, a cidade registra aumento de 46%, também em comparação a abril.
“Neste primeiro momento, será acionado apenas um motor elétrico no rio Claro, que irá bombear 200 litros/segundo para o rio Uberaba”, afirmou. O sistema de transposição conta com cinco conjuntos de motobomba, sendo dois acionados por energia elétrica e três movidos a diesel. Os equipamentos elétricos foram montados no dia 1º de agosto e nesta semana começa a montagem dos três motores movidos à diesel.
No ano passado, a transposição foi acionada na segunda quinzena de julho. Em 2021 o sistema foi utilizado a partir do dia 20 de junho. E em 2020 no mês de setembro.