A elaboração dos Planos Diretores de Água e de Esgoto, contratados pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas, avança para uma nova etapa. Na próxima semana haverá participação popular em duas oficinas programadas para debater com a comunidade as necessidades e soluções para o abastecimento e o esgotamento sanitário de Uberaba.
As oficinas mobilizarão diversos segmentos da sociedade, como a comunidade empresarial e acadêmica, além de técnicos de secretarias municipais permitindo a participação ativa dos representantes desses segmentos. As contribuições farão parte dos estudos técnicos que subsidiarão a formatação do Plano Diretor de Água (PDA) e do Plano Diretor de Esgotamento Sanitário, que são instrumentos de gestão para organizar o desenvolvimento do município. E em uma etapa posterior haverá ainda duas audiências públicas, ampliando o público alvo.
“Esses planos nos auxiliarão no planejamento da expansão da nossa infraestrutura e a priorização de cada investimento, visando a sua evolução para os próximos 30 anos. E ao pensar no crescimento da cidade temos que atender as necessidades presentes e sobretudo as expectativas com as nossas vocações econômicas, não esquecendo das preocupações ambientais e atendimento às legislações”, ressaltou o presidente da Codau, Rui Ramos.
A empresa Novaes Engenharia e Construções, é a responsável pelos dois serviços. Estão no escopo dos contratos o diagnóstico dos sistemas, as infraestruturas existentes, a análise das tecnologias utilizadas, bem como as alternativas para adequação e ampliação de cada componente de água e esgoto. A oficina para discutir o PDA está marcada para dia 8, quarta-feira e a oficina de Esgotamento Sanitário, na quinta-feira (9). Elas acontecerão às 9h no auditório do Ceta/Parque Barrigudas, na Univerdecidade.