Obra para construção da ETE levou 15 meses para ser concluída (Foto/Divulgação)
A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas, inaugurou neste sábado (29) a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Ponte Alta. A obra substitui a antiga fossa, que apresentava eficiência limitada, por uma unidade que opera com tecnologia moderna de depuração dos dejetos, resgatando assim um passivo ambiental.
Foram investidos R$5,4 milhões na unidade que foi projetada para atender a um horizonte de 20 anos. A tecnologia é por tratamento biológico de esgotos, baseado na decomposição anaeróbia da matéria orgânica. E a sua eficiência projetada é de 95% de redução da carga poluidora dos esgotos. A unidade tem uma Estação Elevatória de Esgoto Bruto, laboratório e ocupa uma área de 7 mil m2.
Leia também: Codau inaugura o Centro de Reservação no Jd. Espanha
“A obra começou em março do ano passado e concluímos em 15 meses. O governo tem como meta melhorar as condições ambientais do município e a Estação de Tratamento de Esgotos de Ponte Alta é um desses passos dados. Agora temos a missão de construir a Estação Sul (ETE-IV) que tem previstos 4 módulos. O custo estimado do primeiro módulo é de R$ 45 milhões”, ressaltou o presidente da Codau, Rui Ramos.
A entrega da ETE Ponte Alta foi com a presença da prefeita Elisa Araújo, que destacou também o empenho do governo em solucionar os gargalos de tratamento de esgotos. “Antes da ETE Sul ser concretizada temos o compromisso de construir, em curto prazo, três ETEs compactas para atender a demanda atual da região sul da cidade, até que seja entregue a obra da ETE IV”, explicou ela.
Estiveram presentes na solenidade de inauguração o vereador Prof. Wander, secretários municipais, diretores e servidores da Codau, além de lideranças e comunidade do bairro. O arcebispo metropolitano Dom Paulo Mendes Peixoto também esteve presente e realizou a benção da nova ETE de Ponte Alta.