Morador afirmou que o hidrômetro continua computando o consumo de água, mesmo quando sai ar da torneira (Foto/Divulgação)
Morador da rua Amapá, bairro Santa Maria, procurou o Jornal da Manhã para reclamar do hidrômetro da sua casa. Segundo ele, estaria entrando ar na tubulação e sendo cobrado como consumo de água, encarecendo o valor da fatura.
De acordo com o reclamante, ele notou o problema há cerca de seis meses, mas nestas últimas semanas se intensificou, que ele diz ser devido ao período de seca. Ao JM, o reclamante informou que a conta de água da casa dele e dos seus vizinhos tem vindo alta, e quando entram em contato com a Codau, informam que pode ser devido a vazamento ou alto consumo.
Em vídeo, o homem informou possuir em sua casa válvula eliminadora de ar e que, pelo barulho que ela faz, é possível perceber que o ar está passando pela tubulação. Ele ainda diz que, quando a válvula faz este barulho, ele abre a torneira e não sai água, mas o hidrômetro continua rodando.
O JM enviou o vídeo do reclamante para a Codau e a autarquia se posicionou, em nota, que: “O deslocamento de ar pode ser ocasionado pelo movimento tanto de entrada, quanto de saída do ar no hidrômetro. E pode acontecer em situações de manutenções na rede ou suspensão temporária de abastecimento. Em ambos os casos, o ar causa uma interferência mínima na medição do consumo. Tanto é fato que no vídeo não há medição de consumo. Observe que tanto os números pretos, que marcam metros cúbicos, quanto os números vermelhos, que marcam litros, não há qualquer registro de consumo de água. Qualquer dúvida o consumidor pode entrar em contato com a Codau pelo WhatsApp, no número (34)99908-2290, para análise sobre o caso”.