O nível do rio Uberaba encontra se extremamente baixo. Draga contratada pelo Codau trabalha no leito do rio para fazer o desassoreamento da barragem. A previsão é que seja concluído hoje o sistema de transposição do rio Claro. Assim que for concluída a instalação dos equipamentos, será feito um teste para garantir que o sistema pode ser acionado a qualquer momento.
De acordo com o Codau, o rio Uberaba continua sendo monitorado diariamente e a transposição somente será ativada quando necessário. Quanto ao serviço de dragagem, o rio volta ao nível natural, mas, devido à seca, o volume de água está muito baixo.
Medidas como sacos cheios de areia no leito do rio para a contenção de água e elevação da escada para que o nível seja suficiente para o abastecimento já foram tomadas. E a situação de alerta já foi declarada pelo próprio presidente da autarquia, Roberto Velludo, em recente entrevista ao Jornal da Manhã. “É preciso a conscientização da comunidade para o uso consciente da água”, ressaltou.