A Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas) informa que altera a programação para este domingo (15). É realizado “Fechamento Total Emergencial”, conforme estabelecido no Plano de Contingenciamento da Seca. Todos os reservatórios da cidade serão fechados a partir das 12h deste domingo e reabertos à meia-noite.
Entre 8h e 12h deste domingo (15) os níveis dos reservatórios caíram de 48,1% para 20%, desequilibrando o sistema de distribuição de água em Uberaba. O reabastecimento dos reservatórios não aconteceu na mesma velocidade do gasto, que foi muito rápido.
“Infelizmente vivemos um dia de extremos hoje. Estamos ainda sentindo a consequência da baixa vazão do rio Uberaba, que desde sexta-feira sofreu com a redução do bombeamento do rio Claro. Com quase a metade de seu volume captado, diminuímos na mesma proporção a produção de água. E, por outro lado, as demandas da cidade continuam as mesmas e o consumo não caiu. Da nossa parte, estamos trabalhando 24 horas para reverter o quadro e agora lançando mão deste último recurso que é fechar a distribuição por 12 horas”, explicou Rui Ramos, presidente da Codau.
Entre sexta-feira (13) de madrugada até sábado (14), ao meio dia, o sistema de transposição do rio Claro ficou sem energia. A Cemig levou 30 horas para solucionar o problema. Com isto, os dois motores elétricos mais potentes ficaram inoperantes. Por consequência, a vazão de captação do Rio Uberaba baixou quase pela metade da capacidade de tratamento. Hoje cedo estava em 680 litros/segundo, com tendência de recuperação ao longo desta tarde.
A orientação da Codau é atenção redobrada para o controle rígido das reservas domésticas de cada imóvel de Uberaba.
A população pode se informar sobre os boletins do abastecimento pelo site da Companhia: codau.com.br, redes sociais @codauuberaba ou pelo Fale Codau 115.