Conforme o Plano de Contingenciamento da Seca, a Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas) adotará o Fechamento Emergencial nesta terça-feira (1º). Todos os reservatórios serão fechados a partir de 12h, até 00h de terça-feira (2).
Às 23h desta segunda-feira (30), os reservatórios foram abertos com um índice de reservação em 61,7%, segundo a autarquia. A previsão é que ocorra a suspensão da distribuição de água hoje, terça-feira (1º) entre 12h ou 13h quando os níveis caírem para próximo de 20%. A interrupção do fornecimento será por 12 horas. A vazão do rio Uberaba está próximo de 1.000 litros/segundo, abaixo dos 1.200 litros/segundo, que é o mínimo necessário para o abastecimento.
“Pela oitava vez, o Sudeste entra em nova onda de calor esta semana. A seca excepcional atinge diretamente o Triângulo Mineiro, com extremos novamente. Hoje a temperatura será de 37º, amanhã 39ºC e na quinta, 40ºC. Há uma massa de ar seco e quente, com alerta de perigo potencial, ao longo de toda a semana. O resultado disso tudo é um aumento em torno de 25% no consumo de água na cidade, índice comparado com os meses de menor consumo no ano. E já sabemos, quanto mais rápido e intenso é o consumo, mais tempo é necessário para a recomposição dos níveis dos reservatórios. É urgente que a economia faça parte do dia a dia das pessoas. Nesta guerra contra a seca que Uberaba enfrenta, o consumo diário por pessoa/dia não deve passar de 200 litros/dia. Uma caixa d’água de 1000 litros deve ser suficiente para uma família de até 5 pessoas por 24h”, frisou o presidente da Codau, Rui Ramos.