Após o primeiro anúncio do “Fechamento Total Noturno Prolongado”, na manhã desta segunda-feira (16), a Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas) informa que será necessário adotar nova medida do Plano de Contingenciamento da Seca. Portanto, haverá o “Fechamento Emergencial”, de forma que todos os reservatórios serão fechados a partir de 12h e reaberto à 00h de terça (17).
A situação crítica, inclusive, colocou em análise a possibilidade de implementação de um decreto para multar em flagrantes de desperdício de água.
De acordo com a Companhia, à meia noite desta segunda-feira (16) o nível dos reservatórios estava em 50%. Às 7h, baixou para 33% e às 11h30 chegou aos 20%. Diante deste cenário, foi adotado o fechamento de todos os reservatórios por 12 horas novamente para evitar o colapso por completo do abastecimento.
A Codau informa que o desequilíbrio do sistema tem relação direta com as 30 horas em que a transposição do rio Claro ficou sem o fornecimento de energia por parte da Cemig. A situação ocorreu após rompimentos na linha de transmissão de energia, causados por incêndios na região.
Confira também: Transtorno das queimadas: bairros ficam sem água após incêndio na região da transposição
O rio Uberaba perdeu entre sexta (13) e sábado (14) cerca de 32 milhões de litros de água. Ou seja, praticamente a metade da capacidade de reservação de todos os reservatórios juntos. E a Companhia não teve água para atender 100% da demanda da cidade.
“Se o bombeamento principal do rio Claro não tivesse sido interrompido, seria possível até o momento, manter a suspensão da distribuição somente à noite, como ocorreu na semana passada. Agora, a única solução é triplicar toda e qualquer ação de economia para acelerar a recuperação do sistema de abastecimento. Precisamos da colaboração da população urgente”, explicou Rui Ramos, presidente da Codau.