EM CRISE

Codau fecha reservatórios de novo após pico de consumo frustrar recuperação do sistema

Joanna Prata
Publicado em 05/11/2025 às 10:00
Compartilhar

Após uma breve melhora nos níveis do sistema de abastecimento, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) voltará a fechar todos os reservatórios de Uberaba na noite desta quarta-feira (5). A medida, que segue o Plano de Contingenciamento da Seca, será adotada entre 21h e 4h30 da manhã de quinta (6).

Na terça-feira (4), o cenário era de otimismo. A vazão do rio Uberaba havia triplicado, atingindo 3.600 litros por segundo, resultado das chuvas registradas no fim de semana. O aumento levou a Codau a manter as estações de reservação abertas durante todo o dia, com índice de armazenamento chegando a 49,8% pela manhã.

Entretanto, segundo o boletim desta quarta, o consumo elevado de água nas últimas 24 horas comprometeu a recuperação do sistema. Na noite de ontem, a reservação caiu para 33,8%, voltando a ficar abaixo do limite de segurança, o que exige o fechamento noturno. Nesta manhã, o índice era de 49,2%, ainda inferior à metade da capacidade total.

A autarquia reforça o alerta para o uso racional da água. “As medidas de economia são fundamentais para a estabilidade dos reservatórios. Controle o uso da água, priorize as atividades essenciais e evite o desperdício”, informou a Codau, em nota.

Nesta quarta-feira, a vazão do rio Uberaba foi registrada em 2.800 litros por segundo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não houve precipitação na cidade na terça (4), mas a previsão para hoje indica pancadas de chuva, com temperatura máxima de 32ºC.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por