A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) está ampliando a atuação da Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos, com a implantação de 10 pontos de coleta na cidade. A iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso da população para a destinação correta de equipamentos em desuso.
Uberaba terá dez novos pontos para o descarte consciente de equipamentos eletrônicos em desuso (Foto/Divulgação Codau)
“Agora, a população terá mais esses 10 locais disponíveis, entre órgãos públicos, universidades, shopping e associação, para levar o seu eletroeletrônico ou eletrodoméstico que não utiliza mais. Com isso, queremos ampliar esta ação para atingir um público ainda maior, facilitando, incentivando e dando comodidade para a entrega destes materiais. O descarte correto significa preservar o meio ambiente, pois o reaproveitamento é uma medida sustentável e que também traz benefícios sociais e econômicos”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho. Ele destacou que, no ano passado, a Central de Logística Reversa recolheu quase 20 toneladas de equipamentos em seis meses de funcionamento.
A unidade de Uberaba foi a primeira no interior de Minas Gerais a ser inaugurada, em julho de 2022, e tem a parceria da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos (Abree), responsável pela retirada dos produtos armazenados e, também, pela destinação ambientalmente correta. A Central funciona no Centro de Tecnologia e Educação Ambiental (Ceta), no Parque das Barrigudas, na Univerdecidade.
Os pontos de coleta estão aptos para receberem produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos como TV´s, monitores, celulares, computadores, batedeiras, câmeras de vídeo e fotográfica, impressoras, entre outros. Os locais serão monitorados pela Codau e o recolhimento dos equipamentos será feito conforme a necessidade.