Por meio de sensores, as estações meteorológicas registram informações sobre a temperatura, umidade, pressão atmosférica, chuva e vento na cidade, em tempo real. (Foto/Divulgação)
A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) instalou nesta semana as 10 estações meteorológicas, que compõem o serviço de monitoramento climático em tempo real na cidade. A instalação foi feita pela empresa especializada na área, a Geoclima Soluções Ambientais Ltda, contratada pela Companhia.
“Este serviço é importante no planejamento de ações nas áreas de abastecimento, drenagem, esgotamento sanitário e limpeza urbana. O acompanhamento em tempo real e das previsões climáticas vão auxiliar na tomada de decisões sobre o serviço de limpeza urbana, implantação de obras e manutenções mais complexas, por exemplo. Além disso, o serviço nos dará um norte em relação ao comportamento hídrico do rio Uberaba na temporada de seca”, afirma o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.
Por meio de sensores, as estações meteorológicas registram informações sobre a temperatura, umidade, pressão atmosférica, chuva e vento na cidade, em tempo real. Os dados são atualizados a cada 90 segundos e acessados remotamente pela equipe da Codau, por meio de um portal. Os pontos de instalação são: CR-2 (Fabrício), CR-3 (São Benedito), CR-4 (Boa Vista), CR-5 (Abadia), CR-6 (Olinda), CR-9 (Santa Maria), CR-11 (Uberaba I), CR-13 (Jardim Metrópole), Estação de Captação do Rio Uberaba. E também no bairro rural de Ponte Alta, região da principal nascente do rio Uberaba.
O contrato com a Geoclima Soluções Ambientais também inclui o levantamento histórico do clima na cidade nos últimos anos e a previsão climática de 6 meses. Na segunda etapa de implantação, os Centros de Reservação 2 e 9 receberão quatro câmeras de monitoramento cada um, operando em 360° para registro do clima. Além da exibição em tempo real, o equipamento permitirá a recuperação de imagens, inclusive com a função time-lapse em que as cenas são aceleradas.