(Foto/Arquivo JM)
A Companhia Operacional de Saneamento e Ações Urbanas (Codau) prevê que acionará a terceira bomba de transposição de águas do Rio Claro em breve. Rui Ramos, presidente da autarquia, disse que as duas primeiras bombas acionadas são movidas a energia elétrica e a próxima a ser ligada utiliza um motor a combustão e queima de diesel. As informações foram detalhadas em entrevista no programa Pingo do J, terça-feira (30).
“Vamos ter que ligar a primeira bomba a diesel por esses dias, inclusive, já mandamos o diesel para lá para ficar de estoque lá. Estamos vivendo uma situação atípica esse ano, ligamos a primeira bomba 60 dias antecipadamente em relação ao ano passado e eu estava vendo os dados a vazão está no limite”, detalha.
Ramos disse que apesar do período de seca, a diminuição das temperaturas nos últimos dias deu um alívio no consumo de água que foi um pouco menor.
“Com essa diminuição de temperatura o consumo cai um pouquinho e para economizar uma das elétricas foi desligada um pouco”, revela.
Por fim, Rui disse que com os dois motores elétricos ligados, a vazão de água estava de 1.200 a 1.300 litros por segundo.