(Foto/Divulgação)
A Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento Saneamento e Ações Urbanas) trabalha firmemente na manutenção das redes de água e esgoto. A autarquia revelou que projeta a meta de solucionar todos os chamados sobre vazamentos em 24 horas.
O procedimento operacional segue um rito que começa com a abertura da ordem de serviço, vão para a programação de manutenção e com escala de prioridade, seguindo a gravidade de caso. Os primeiros atendidos, por exemplo, são os vazamentos de grande porte e localizados em adutoras, que afetam regiões com grande número de consumidores.
Pode interessar: Após quinta com pé d'água, fim de semana deve ser marcado por tempestade em Uberaba
A média da autarquia é a realização diária de 100 manutenções em vazamentos. Neste período de abertura e fechamento dos reservatórios, as redes estão sujeitas a variação de pressão, que pode comprometer a estrutura mecânica das tubulações. Como consequência, pode ocorrer um aumento de vazamentos na malha de distribuição.
O consumidor que presenciar algum vazamento pode acionar a Codau por meio do número 115, que funciona 24h por dia. A população pode contribuir também com envio de imagens, quando possível, o que ajuda na identificação do porte do vazamento.