A Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), em parceria com a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab), promove Mutirão de Regularização Imobiliária na próxima semana, entre os dias 6 e 10 de maio, das 9h às 17h30, na Escola Municipal Madre Maria Georgina, na rua Dona Marat Pontes, 625 – Volta Grande. O presidente da empresa estadual, Ricardo Gontijo, e o vice-presidente Gabriel Senra Pereira estarão em Uberaba para a abertura do evento, às 10h, na segunda-feira.
Segundo o presidente da Cohagra, Gledston Moreli, o Dê, foram convidados todos os moradores do Volta Grande que possuem imóveis que precisam ser regularizados, sejam compradores diretos, indiretos, aqueles que têm somente contrato de compra e venda, os que se apossaram do imóvel, famílias de pessoas que já faleceram e estão aptas a participar do Mutirão. "A primeira semana será para a Cohab entender os processos, juntar a documentação necessária, para que possamos entregar as 497 escrituras no bairro", disse.
Para Dê, esse é um momento histórico, uma vez que o Conjunto Margarida Rosa Azevedo foi lançado na década de 70 e até hoje existem quase 500 famílias que não conseguiram ter a tranquilidade de serem proprietárias de sua moradia, pois necessitam dessa regularização. Será tratado caso a caso para que o máximo de problemas sejam resolvidos. Os trabalhos acontecem entre 9h e 12h e das 14h às 17h, até sexta-feira. No sábado, o expediente é das 8h às 12h30.
Durante esta semana, a equipe da Cohagra esteve no bairro para notificar esses moradores pessoalmente, que são mais de 200 mutuários que ainda não têm escritura. “Todos foram devidamente agendados e devem se apresentar no dia e horário marcados previamente, para não tumultuar o local”, afirmou o assessor especial de Projetos, Ricardo Carvalho.
Ele explicou que o primeiro passo é comparecer para tomar conhecimento de como está o seu processo junto à Cohab. Caso haja alguma dívida pendente, haverá negociação, com abertura de parcelamento para que o morador consiga quitá-la, a fim de possibilitar o recebimento de sua escritura. Além disso, os interessados poderão entregar os documentos pendentes, pessoalmente, bem como solucionar quaisquer tipos de pendências.
O Mutirão de Regularização é o resultado de uma parceria do Município com o Estado, firmada no início de 2024, após reunião no gabinete da prefeita Elisa Araújo com o presidente da Cohab, Ricardo Gontijo, e o chefe do Gabinete de Relações Institucionais do órgão, José Bonifácio Andrada. A meta é regularizar cerca de 1.300 imóveis em Uberaba.