SUSPENSÃO

Coletores de lixo anunciam paralisação em busca de melhorias de trabalho em Uberaba

Trabalhadores cobram também melhorias salariais e Convale e Consócio “S” dizem ter sido pegos de surpresa e que faltou o cumprimento de normas legais para paralisação de serviço essencial

Publicado em 31/03/2025 às 09:14Atualizado em 31/03/2025 às 18:55
Compartilhar

Os trabalhadores afirmam atuar em jornadas que podem se estender das 07h às 16h ou 17h, com maior intensidade às segundas e terças-feiras, sem um horário fixo para descanso e alimentação (Foto/Reprodução)

Coletores de lixo em Uberaba anunciam suspensão do serviço em busca de melhorias nas condições de trabalho. Em comunicado direcionado à S Ambiental, eles exigem melhorias salariais, redução da carga horária e condições de trabalho mais dignas. Ao Jornal da Manhã, o presidente da Codau, confirmou a paralisação da atividade nesta manhã (31). A reportagem também acionou o Consórcio Esse e o Convale. Ambos informaram não terem sido notificados previamente sobre a suspensão e que esforços estão sendo direcionados para normalizar a coleta de lixo o mais brevemente possível.

Segundo o documento, os trabalhadores afirmam atuar em jornadas que podem se estender das 07h às 16h ou 17h, com maior intensidade às segundas e terças-feiras, sem um horário fixo para descanso e alimentação. O comunicado informa ainda que os setores de trabalho abrangem mais de 50 km e que as equipes são formadas por apenas dois ou três profissionais, o que eleva a exigência física, uma vez que os percursos podem ultrapassar 250 km semanalmente. 

Em relação à remuneração, o documento destaca que o salário registrado é de R$ 1.689,61, valor considerado insuficiente para cobrir as despesas básicas, e que o vale-alimentação de R$ 600,00 pode ser perdido em caso de faltas, mesmo que justificadas. 

Além disso, os coletores afirmam que, apesar do contato direto com resíduos e dos riscos biológicos inerentes à função, não há a disponibilização de um plano de saúde, fato que os obriga a enfrentar longas filas em unidades de pronto atendimento. 

Na pauta de reivindicações, os trabalhadores pedem o aumento salarial compatível com a carga horária e o esforço físico, a implantação de um plano de saúde para todos os coletores, a redução da carga horária com a criação de uma estrutura de trabalho adequada, a manutenção do vale-alimentação em casos de faltas justificadas com reajuste do valor, a ampliação do número de coletores por equipe ou a redução da quilometragem dos setores com a inclusão de mais um profissional fixo, bem como a implementação de medidas de reconhecimento e valorização profissional.

A reportagem do Jornal da Manhã acionou as assessorias de imprensa do Consórcio Esse e do Convale. Ambas relataram não terem sido notificadas previamente sobre a paralisação do serviços. Vale pontuar que, por se tratar de serviço essencial, alguns trâmites burocráticos precisam ser respeitados para que seja uma paralisação legal, tais como comunicação ao empregador com 72h de antecedência ao ato e resguardar o mínimo legal de 30% do serviço para ser realizado. 

"Em nota, a Sempre Uberaba informa que, como toda a população fomos pegos de surpresa com a manifestações e exigências impostas. 

1. Consideramos qualquer manifestação válida, mas nunca fomos procurados para qualquer reinvindicação. Estamos abertos para qualquer conversa a respeito de qualquer solicitação referente ao serviço que possa melhorar o nosso atendimento à população.
2. Não respeitaram as 72 horas de antecedência para qualquer movimento grevista, obrigatório para qualquer serviço público.
3. Nos últimos 10 anos não houve nenhuma alteração nos itinerários, o que significa não ter havido acréscimo de kilometragem para os coletores.
4. Alterações estão para ser feitas com o intuito de melhorar os serviços, mas ainda estão em estudos.
5. Já teve dias de faltar 25 funcionários, dos oitenta diários. Por isso,  o vale alimentação, QUE NÃO É OBRIGATÓRIO, foi instituído para valorizar o funcionários que não falta (mera liberalidade da empresa).
6. Por contrato deveríamos ter 8 caminhões para executar a coleta. A empresa dispõe de 12 para garantir a qualidade.

Estamos e sempre estivemos à disposição de todos os interessados que queiram manter o serviço de coleta de lixo domiciliar em perfeita harmonia.
Estamos em constante contato."

Nota da Convale:

"Na manhã desta segunda-feira, dia 31/03, fomos surpreendidos com a notícia da suspensão dos serviços de coleta de resíduos domiciliares, devido a uma paralisação dos coletadores.

mediatamente entramos em contato, com a concessionária S AMBIENTAL, e esta informou que também não tinha recebido nenhuma comunicação, ofício, ou qualquer documento por parte de seus funcionários.

O Convale, como poder concedente do contrato de concessão 001/2022, informa que não recebeu nenhum comunicado, ofício ou qualquer outro documento, referente a paralisação dos serviços de coleta, transporte, e disposição final de resíduos domiciliares.
A concessionária nos informou que está em reunião com os funcionários, para alinhamento, e estão nos comunicando logo que o serviço retornar. 

Estamos acompanhando com a concessionária todas as ações realizadas, para que o serviço retorne o mais rápido possível.

Atenciosamente.
Diretoria Convale."

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por