Um chef de cozinha ofereceu consultoria aos bares e restaurantes participantes, que devem apresentar pratos que evolvam ingredientes regionais
A final do festival será no pavilhão multiuso do Parque Fernando Costa, onde os participantes estarão comercializando os pratos concorrentes e acontecerão grandes shows (Foto/Arquivo)
Começou nessa segunda-feira (7) o 4º Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba. Até dia 30 de outubro, 21 bares e restaurantes participarão de uma competição culinária, com pratos produzidos especialmente para o Circuito Gastronômico e Cultural. O festival será encerrado com uma grande festa no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa da ABCZ, com shows de artistas locais.
A intenção é que, neste período, a comunidade visite os bares e restaurantes participantes do Festival, experimente os pratos que serão servidos, vote para ajudar a escolher as melhores criações e aproveite as apresentações culturais também nos estabelecimentos.
Nesta edição, o festival vai destacar o “Geoparque Uberaba”, por isso, todos os inscritos deverão apresentar um prato criado exclusivamente para o festival, que envolva, pelo menos, 50% de ingredientes adquiridos de produtores locais. Os bares e restaurantes receberam a consultoria de um chef de cozinha, que, além de orientar na elaboração do prato e na gestão do negócio, auxiliou no uso de técnicas que ajudam a preservar a cultura, história e a culinária locais.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Rui Ramos, a gastronomia vem consolidar os três pilares da “Terra de Gigantes”, sendo um importante atrativo. “O Festival Gastronômico tem a proposta de valorização da gastronomia local e fortalecimento da identidade cultural. É um evento que atrai turistas e impulsiona o comércio local, além de promover produtos regionais, estimular pequenos negócios e favorecer a agricultura familiar, gerando um ciclo sustentável de crescimento econômico, integrando tradição e inovação”.
Além do Sebrae Minas, também são parceiros na realização do evento: Associação Geoparque Uberaba; Associação Mineira de Eventos e Entretenimento (AMEE); Rota do Triângulo Circuito Turístico; Prefeitura Municipal de Uberaba, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec) e da Fundação Cultural de Uberaba (FCU); Conselho Municipal de Turismo de Uberaba (Comtur); Sindicato dos Proprietários de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Uberaba (Sinhores); Sindicomércio Uberaba; Prepara Gastronomia Sebrae; TV Integração; Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e Sindicomércio Uberaba.